sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Dinâmicas em sala de aula

Algumas dinâmicas coletadas da web.


Dinâmicas e atividades que podem ser desenvolvidas em sala de
aula em prol da PAZ
1. Recreio com cores –
A docente prepara cartões coloridos de acordo com o número de alunos. Exemplo: 04 cartões
de cada cor – azul, amarelo, verde, vermelho, branco e laranja para distribuí-los
aleatoriamente entre 24 crianças.
Propõe então, um recreio diferente: " Hoje vocês passarão o recreio com os(as)
coleguinhas que receberem a mesma cor do cartão que cada um de vocês receberá. É
uma oportunidade de nos conhecermos melhor ainda. Será um recreio colorido, diferente
e, no retorno, conversaremos sobre as experiências de cada grupo."
A professora distribui os cartões e solicita que antes de saírem para brincar e lanchar, que
se organizem nos grupos e conversem sobre a cor recebida (o que ela simboliza para cada um,
o que existe nessa cor...)
A reflexão após o recreio é de extrema importância para a construção de alguns valores
2. Correio da Amizade –
Sortear entre os colegas um "Amigo Secreto", escrever para ele; a turma e a professora vão
até o correio e esperam pelo momento da revelação em casa, ou seja, o dia em que as
correspondências chegarem nas residências de cada um!
• Cada turma fixa uma caixa de correio (feita de caixa de sapato) no lado de fora da
porta da sala de aula. Durante um determinado período, as turmas vão trocando
correspondências. Para culminar o trabalho, pode-se planejar um piquenique entre
elas.
• Cada criança escreve um bilhetinho para um colega que "deixou magoado".
3. Cantinhos –
Nos murais de sala, alguns cantinhos podem ser organizados.
Exemplos:
• "Recadinhos do Coração" (os alunos fixam bilhetes para crianças que retornam às
aulas após um período de faltas, expressam sentimentos espontâneos ou observações
sobre as atitudes dos colegas, por meio da escrita ou do desenho... e a docente vai
trabalhando e estimulando.) /
• "Galeria do posso, não posso" (cada aluno confecciona duas telas em pintura
expressando por meio de desenhos atitudes de grupo- "posso, não posso".

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Questões sobre o texto

3- QUESTÕES SOBRE O TEXTO:
a- Quem é a personagem principal?
b- Quais as características desta personagem?
c- Existem personagens secundários?
d- Há um narrador? Quem?
e- Onde o fato aconteceu?
f- Identifique no texto palavras que expressem lugar.
g- Identifique palavras que dão pistas da época em que os fatos
aconteceramh- Quais os verbos do texto que indicam as ações da moça?

Sala de Aula

A moça e a vasilha de leite
"Uma moça ia ao mercado equilibrando, na cabeça, a vasilha do leite. No caminho, começou a calcular o lucro que teria com a venda dele.
- Com este dinheiro, comprarei muito ovos. Naturalmente, nem todos estarão bons, mas, pelo menos, de três quartos deles sairão pintinhos. Levarei alguns para vender no mercado. Com o dinheiro que ganhar, aumentarei o estoque dos ovos. Tornarei a pô-los a chocar e, em breve, terei uma boa fazenda de criação. Ficando rica, os homens, pedir-me-ão em casamento. Escolherei, naturalmente, o mais forte, o mais rico e o mais bonito. Como me invejarão as amigas! Comprarei um lindo vestido de seda, para o casamento e, também, um bonito véu. Todos dirão que sou a noiva mais elegante da cidade.
Assim pensando, sacudiu a cabeça, de contentamento. A vasilha do leite caiu ao chão, o leite esparramou-se pela estrada e nada sobrou para vender no mercado."
(Não se deve contar com o ovo quando ele ainda está dentro da galinha)
Baseada em uma fábula de EsopoFernando Kitzinger Dannemann
SUGESTÕES PARA O PROFESSOR:
A fábula é um pequeno texto fácil de ser compreendido. As sugestões sobre o estudo desta fábula devem ser adaptadas de acordo com o grau de dificuldade e de escolaridade dos alunos. O professor também pode diversificar as atividades em cada turma.
1- ORALIDADE:
a- Você conhece a fábula “A Moça e a Vasilha de Leite”?
b- Quem é o autor do texto?
c- Conhece outras fábulas desse autor? Quais?
d- Leitura do Professor
e- Leitura do Aluno
2- DIVISÃO DA ESTRUTURA:
a- Situação inicial:
b- Obstáculo:
c- Tentativa de solução:
d- Resultado final:
e- Moral:

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Pesquisa na Web

Sobre a gripe tipo "A"
Para os cientistas, atualmente, a principal suspeita é a de que o vírus tenha surgido a partir da combinação, em porcos, de vírus de gripe humana, suína e aviária. Do porco, esse novo vírus chegou aos humanos, que passaram a transmiti-lo entre si.
Conheça mais sobre a provável origem da gripe:
Arte/"Folha S.Paulo"

terça-feira, 7 de abril de 2009

Aula Português 1º ano "F,G, H, I."

Noções de redação.
Ultrapassar a barreira entre o pensamento e o papel em branco não é uma tarefa fácil. Por tanto, você tem todo direito de ter dificuldades em redigir um texto. O fundamental você já possui: a capacidade de pensar. Basta agora aliar sua força de vontade à prática de escrever. Vamos começar?Então, pegue o lápis, o papel e…o que foi? Está difícil começar?Vamos pensar um pouco: A característica principal de um texto bem redigido está na qualidade de seu conteúdo.Para tanto, é imprescindível estar bem informado sobre o tema à ser discutido. A veracidade das informações, sejam elas históricas, científicas, culturais, deve ser respeitada. Isso não significa que você deixe de questionar a respeito, pois um bom texto depende muito do seu teor crítico acerca da realidade. Assim, podemos dizer que:
Você pode apoiar-se no conhecimento já existente da nossa cultura ocidental.
ou
Você pode questionar o conhecimento já existente, desde que conheça bem o tema.
O ideal é nos esforçarmos para escrever nossas próprias idéias, preocupando-nos com o bom senso, mas sem manter uma postura reacionária, acreditando numa verdade absoluta. Há que se lembrar que não existe um conteúdo neutro: sempre existe um questionamento à se fazer, tanto do leitor quanto de quem redige o texto.
Prática: Antes de começar a escrever, lembre-se que o importante é dialogar com seu leitor. Primeiro, faça à lápis, deixando suas idéias esboçadas no papel, sem se preocupar com a estrutura formal. Só reescreva, quando sentir-se mais seguro. O tema é "As dificuldades que tenho para escrever", seu leitor será um aluno cursando o segundo grau . No máximo 20 linhas.
Para lembrar:
Não se critica ou reformula algo que não se conhece bem.Se não houvesse questionamento ainda viveríamos em cavernas.O diálogo (do grego dia =movimento através, logos =palavra) com o leitor é fundamental.É preciso antecipar os questionamentos possíveis do leitor, no sentido de manter um diálogo aprofundado e inteligente.Já para os gregos, a arte do diálogo tinha o sentido de convencer através da palavra.

Direto da Web

América do NorteGeografia da América do Norte, relevo da América do Norte, países que fazem parte, montanhas, Apalaches, Montanhas Rochosas, Alasca, Canadá, Estados Unidos, México, rios Mississipi e Missouri, produção de petróleo, economia da América do Norte, cidades industriais dos Estados Unidos, população da América do Norte
Foto do rio Mississipi nos Estados Unidos
Introdução
A América do Norte é composta pelo Canadá, Estados Unidos, México e Groelândia. É um continente extenso, o terceiro maior do mundo.Até o século XVI este continente era habitado pelos esquimós, peles-vermelhas e astecas. Os primeiros colonos a chegarem foram os ingleses, franceses, espanhóis e holandeses. A partir do século XIX, os navios e ferrovias facilitaram a entrada de novos colonos, que, em sua maior parte, vinham da Europa.

window.google_render_ad();

Conhecendo a América do Norte
A América do Norte possui grandes cordilheiras em suas regiões oeste e leste. As Montanhas Rochosas, que vão do Ártico ao México, recebem diferentes nomes durante toda a sua extensão na porção oeste do continente. Elas chamam atenção não só por sua beleza, mas também por serem ricas em minerais. Ao leste também há montanhas, contudo, elas são mais baixas se comparadas com as existentes na região oeste. Estas montanhas mais baixas vão do Labrador ao Alabama e, durante grande parte de sua extensão, o nome que predomina é Apalaches.
Entre essas duas extensas cadeias montanhosas, há planícies e pradarias cujos ambientes e seres vivos se modificam durante o percurso para o sul, desde o gelado Ártico até os trópicos da América Central.

Na região do extremo-norte encontram-se as regiões geladas do Alasca e do norte do Canadá, onde habitam os esquimós, caçadores e pescadores. Apesar do clima gelado, foram criadas estruturas que permitem um número crescente de habitantes, atraídos por centros mineiros de ouro e urânio.

Há ainda florestas de pinheiros, lariços e abetos, que os lenhadores derrubam para a manufatura de papel, rayon e para lenha.
Ao sul dessas florestas, encontram-se planícies cobertas pelo trigo norte-americano e canadense. Nas áreas próximas aos Grandes Lagos e ao vale do rio São Lourenço, existem grandes e modernas cidades e também fazendas e minas.
Indo mais para o sul, nos Estados Unidos, encontram-se terras férteis para a produção de milho.
Nas bacias férteis dos rios Mississipi e Missouri é feito o plantio de tabaco, algodão e de frutas. Esses rios são extremamente importantes, pois, na época de cheia, eles inundam e fertilizam a região.
No México existe um interior deserto, onde há poços de petróleo e minas de prata, matéria prima da qual o país é o maior produtor mundial. Outras riquezas minerais também são encontradas nesta região, entre elas estão: o ouro, o cobre, o zinco, etc. Embora conte com este recurso, a nação continua dando papel de destaque para a agricultura, onde seus principais produtos são: o café, açúcar, tomate e algodão.
Ao leste da América do Norte estão localizadas muitas de suas maiores cidades, como Toronto e Montreal (no Canadá), Nova Iorque, Filadélfia, Detroit e Baltimore (nos Estados Unidos). É nessa região que se encontra grande parte do ferro e do carvão do continente, as maiores indústrias pesadas e o maior comércio.

Na costa ocidental encontram-se as flores­tas e fazendas da Colúmbia Britânica, os pomares, os poços de petróleo e as plantações de algodão da Califórnia. As maiores cidades do oeste são: Vancouver, São Francisco e Los Angeles. Hollywood também se situa nessa região.
Os habitantes norte-americanos procedem de diferentes países: um quarto da população do Canadá fala francês, e o resto é de origem inglesa. Os milhares de habitantes dos Estados Unidos são, em sua grande parte, de origem européia. Há também muitos negros, chineses, japoneses e índios.

Geografia 8º ano

Aula do dia 07-04-09