terça-feira, 7 de abril de 2009

Aula Português 1º ano "F,G, H, I."

Noções de redação.
Ultrapassar a barreira entre o pensamento e o papel em branco não é uma tarefa fácil. Por tanto, você tem todo direito de ter dificuldades em redigir um texto. O fundamental você já possui: a capacidade de pensar. Basta agora aliar sua força de vontade à prática de escrever. Vamos começar?Então, pegue o lápis, o papel e…o que foi? Está difícil começar?Vamos pensar um pouco: A característica principal de um texto bem redigido está na qualidade de seu conteúdo.Para tanto, é imprescindível estar bem informado sobre o tema à ser discutido. A veracidade das informações, sejam elas históricas, científicas, culturais, deve ser respeitada. Isso não significa que você deixe de questionar a respeito, pois um bom texto depende muito do seu teor crítico acerca da realidade. Assim, podemos dizer que:
Você pode apoiar-se no conhecimento já existente da nossa cultura ocidental.
ou
Você pode questionar o conhecimento já existente, desde que conheça bem o tema.
O ideal é nos esforçarmos para escrever nossas próprias idéias, preocupando-nos com o bom senso, mas sem manter uma postura reacionária, acreditando numa verdade absoluta. Há que se lembrar que não existe um conteúdo neutro: sempre existe um questionamento à se fazer, tanto do leitor quanto de quem redige o texto.
Prática: Antes de começar a escrever, lembre-se que o importante é dialogar com seu leitor. Primeiro, faça à lápis, deixando suas idéias esboçadas no papel, sem se preocupar com a estrutura formal. Só reescreva, quando sentir-se mais seguro. O tema é "As dificuldades que tenho para escrever", seu leitor será um aluno cursando o segundo grau . No máximo 20 linhas.
Para lembrar:
Não se critica ou reformula algo que não se conhece bem.Se não houvesse questionamento ainda viveríamos em cavernas.O diálogo (do grego dia =movimento através, logos =palavra) com o leitor é fundamental.É preciso antecipar os questionamentos possíveis do leitor, no sentido de manter um diálogo aprofundado e inteligente.Já para os gregos, a arte do diálogo tinha o sentido de convencer através da palavra.

Direto da Web

América do NorteGeografia da América do Norte, relevo da América do Norte, países que fazem parte, montanhas, Apalaches, Montanhas Rochosas, Alasca, Canadá, Estados Unidos, México, rios Mississipi e Missouri, produção de petróleo, economia da América do Norte, cidades industriais dos Estados Unidos, população da América do Norte
Foto do rio Mississipi nos Estados Unidos
Introdução
A América do Norte é composta pelo Canadá, Estados Unidos, México e Groelândia. É um continente extenso, o terceiro maior do mundo.Até o século XVI este continente era habitado pelos esquimós, peles-vermelhas e astecas. Os primeiros colonos a chegarem foram os ingleses, franceses, espanhóis e holandeses. A partir do século XIX, os navios e ferrovias facilitaram a entrada de novos colonos, que, em sua maior parte, vinham da Europa.

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Conhecendo a América do Norte
A América do Norte possui grandes cordilheiras em suas regiões oeste e leste. As Montanhas Rochosas, que vão do Ártico ao México, recebem diferentes nomes durante toda a sua extensão na porção oeste do continente. Elas chamam atenção não só por sua beleza, mas também por serem ricas em minerais. Ao leste também há montanhas, contudo, elas são mais baixas se comparadas com as existentes na região oeste. Estas montanhas mais baixas vão do Labrador ao Alabama e, durante grande parte de sua extensão, o nome que predomina é Apalaches.
Entre essas duas extensas cadeias montanhosas, há planícies e pradarias cujos ambientes e seres vivos se modificam durante o percurso para o sul, desde o gelado Ártico até os trópicos da América Central.

Na região do extremo-norte encontram-se as regiões geladas do Alasca e do norte do Canadá, onde habitam os esquimós, caçadores e pescadores. Apesar do clima gelado, foram criadas estruturas que permitem um número crescente de habitantes, atraídos por centros mineiros de ouro e urânio.

Há ainda florestas de pinheiros, lariços e abetos, que os lenhadores derrubam para a manufatura de papel, rayon e para lenha.
Ao sul dessas florestas, encontram-se planícies cobertas pelo trigo norte-americano e canadense. Nas áreas próximas aos Grandes Lagos e ao vale do rio São Lourenço, existem grandes e modernas cidades e também fazendas e minas.
Indo mais para o sul, nos Estados Unidos, encontram-se terras férteis para a produção de milho.
Nas bacias férteis dos rios Mississipi e Missouri é feito o plantio de tabaco, algodão e de frutas. Esses rios são extremamente importantes, pois, na época de cheia, eles inundam e fertilizam a região.
No México existe um interior deserto, onde há poços de petróleo e minas de prata, matéria prima da qual o país é o maior produtor mundial. Outras riquezas minerais também são encontradas nesta região, entre elas estão: o ouro, o cobre, o zinco, etc. Embora conte com este recurso, a nação continua dando papel de destaque para a agricultura, onde seus principais produtos são: o café, açúcar, tomate e algodão.
Ao leste da América do Norte estão localizadas muitas de suas maiores cidades, como Toronto e Montreal (no Canadá), Nova Iorque, Filadélfia, Detroit e Baltimore (nos Estados Unidos). É nessa região que se encontra grande parte do ferro e do carvão do continente, as maiores indústrias pesadas e o maior comércio.

Na costa ocidental encontram-se as flores­tas e fazendas da Colúmbia Britânica, os pomares, os poços de petróleo e as plantações de algodão da Califórnia. As maiores cidades do oeste são: Vancouver, São Francisco e Los Angeles. Hollywood também se situa nessa região.
Os habitantes norte-americanos procedem de diferentes países: um quarto da população do Canadá fala francês, e o resto é de origem inglesa. Os milhares de habitantes dos Estados Unidos são, em sua grande parte, de origem européia. Há também muitos negros, chineses, japoneses e índios.

Geografia 8º ano

Aula do dia 07-04-09

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

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segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Material p/ 9ª Série.

Oração SindéticaClassificação das Orações Coordenadas Sindéticas
De acordo com o tipo de conjunção que as introduz, as orações coordenadas sindéticas podem ser: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas ou explicativas.
a) Aditivas
Expressam idéia de adição, acrescentamento. Normalmente indicam fatos, acontecimentos ou pensamentos dispostos em seqüência. As conjunções coordenativas aditivas típicas são "e" e "nem" (= e + não). Introduzem as orações coordenadas sindéticas aditivas.
Por Exemplo:
Discutimos várias propostas e analisamos possíveis soluções.
As orações sindéticas aditivas podem também estar ligadas pelas locuções não só... mas (também), tanto...como, e semelhantes. Essas estruturas costumam ser usadas quando se pretende enfatizar o conteúdo da segunda oração. Veja:
Chico Buarque não só canta, mas também (ou como também) compõe muito bem.Não só provocaram graves problemas, mas (também) abandonaram os projetos de reestruturação social do país.
Obs.: Como a conjunção "nem" tem o valor da expressão "e não", condena-se na língua culta a forma "e nem" para introduzir orações aditivas
Por Exemplo:
Não discutimos várias propostas, nem (= e não) analisamos quaisquer soluções.
b) Adversativas
Exprimem fatos ou conceitos que se opõem ao que se declara na oração coordenada anterior, estabelecendo contraste ou compensação. "Mas" é a conjunção adversativa típica. Além dela, empregam-se: porém, contudo, todavia, entretanto e as locuções no entanto, não obstante, nada obstante. Introduzem as orações coordenadas sindéticas adversativas.
Veja os exemplos:
"O amor é difícil, mas pode luzir em qualquer ponto da cidade." (Ferreira Gullar)O país é extremamente rico; o povo, porém, vive em profunda miséria.Tens razão, contudo controle-se.Janaína gostava de cantar, todavia não agradava.O time jogou muito bem, entretanto não conseguiu a vitória.
Saiba que:
- Algumas vezes, a adversidade pode ser introduzida pela conjunção "e". Isso ocorre normalmente em orações coordenadas que possuem sujeitos diferentes.
Por Exemplo:
Deus cura, e o médico manda a conta.
Nesse ditado popular, é clara a intenção de se criar um contraste. Observe que equivale a uma frase do tipo: "Quem cura é Deus, mas é o médico quem cobra a conta!"
- A conjunção "mas" pode aparecer com valor aditivo.
Por Exemplo:
Camila era uma menina estudiosa, mas principalmente esperta.

9ª Série.

Oração Coordenadas Períodos.
PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO
Já sabemos que num período composto por coordenação as orações são independentes e sintaticamente equivalentes.
Observe:
As luzes apagam-se, abrem-se as cortinas e começa o espetáculo.
O período é composto de três orações:
As luzes apagam-se;fecham-se as cortinas;começa o espetáculo.
As orações, no entanto, não mantêm entre si dependência gramatical, são independentes. Existe entre elas, evidentemente, uma relação de sentido, mas do ponto de vista sintático, uma não depende da outra. A essas orações independentes, dá-se o nome de orações coordenadas, que podem ser assindéticas ou sindéticas.
A conexão entre as duas primeiras é feita exclusivamente por uma pausa, representada na escrita por uma vírgula. Entre a segunda e a terceira, é feita pelo uso da conjunção "e". As orações coordenadas que se ligam umas às outras apenas por uma pausa, sem conjunção, são chamadas assindéticas. É o caso de "As luzes apagam-se" e "abrem-se as cortinas". As orações coordenadas introduzidas por uma conjunção são chamadas sindéticas. No exemplo acima, a oração "e começa o espetáculo" é coordenada sindética, pois é introduzida pela conjunção coordenativa "e".
Obs. : A classificação de uma oração coordenada leva em conta fundamentalmente o aspecto lógico-semântico da relação que se estabelece entre as orações.

Conteúdo 9ª Série.

Orações Coordenadas.PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO
Já sabemos que num período composto por coordenação as orações são independentes e sintaticamente equivalentes.
Observe:
As luzes apagam-se, abrem-se as cortinas e começa o espetáculo.
O período é composto de três orações:
As luzes apagam-se;fecham-se as cortinas;começa o espetáculo.
As orações, no entanto, não mantêm entre si dependência gramatical, são independentes. Existe entre elas, evidentemente, uma relação de sentido, mas do ponto de vista sintático, uma não depende da outra. A essas orações independentes, dá-se o nome de orações coordenadas, que podem ser assindéticas ou sindéticas.
A conexão entre as duas primeiras é feita exclusivamente por uma pausa, representada na escrita por uma vírgula. Entre a segunda e a terceira, é feita pelo uso da conjunção "e". As orações coordenadas que se ligam umas às outras apenas por uma pausa, sem conjunção, são chamadas assindéticas. É o caso de "As luzes apagam-se" e "abrem-se as cortinas". As orações coordenadas introduzidas por uma conjunção são chamadas sindéticas. No exemplo acima, a oração "e começa o espetáculo" é coordenada sindética, pois é introduzida pela conjunção coordenativa "e".
Obs. : A classificação de uma oração coordenada leva em conta fundamentalmente o aspecto lógico-semântico da relação que se estabelece entre as orações.